blog

Quarta-feira de Cinzas

Com a Quarta-feira de Cinzas, iniciamos a rica experiência do tempo Quaresmal. Com a liturgia de hoje, na qual iniciamos com o gesto penitencial de inclinar as nossas cabeças e sobre elas depositadas as cinzas, escutamos: ‘Convertei-vos e crede no Evangelho’ (cf. Mc 1,15). É um tempo forte para acolher o apelo de Deus que nos convida sempre à conversão. E, como o Salmista, rezamos: ‘Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos’ (Sl 50(51)).

Como todos os anos, a Igreja no Brasil nos convida a viver a Campanha da Fraternidade – CF. Este ano, sob o tema ‘Fraternidade e Amizade Social’, e como lema: ‘Vós sois todos irmãos’ (cf. Mt 23, 8). No seu texto-base, a CF 2024 põe a amizade como dom de Deus e motiva, a partir do Papa Francisco, a ‘ir além dos grupos de amigos e construir a amizade social, tão necessária para a boa convivência’ (7).

A Quaresma não é tempo de tristeza, mas de esperança salvadora e do sentimento que irmana a todos. Do alto da Cruz nasce uma comunidade do discípulo amado, que deve assumir a continuação da missão de Jesus. Esta comunidade entende: ‘tende entre vós os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus’ (Fl 2, 5).